Menu

Hoje, vamos dar uma olhada em como usar um servo motor em seu projeto Arduino.

Este projeto é muito fácil de executar e é um projeto ideal para iniciantes começarem a explorar o mundo fabuloso da eletrônica. Aprendendo a usá-los, você poderá construir projetos mais interessantes, como robôs que usam muitos servos no futuro.
Os servo são muito importantes em eletrônica, são motores com um eixo de saída com uma engrenagem que pode ser controlada para girar um ângulo de cada vez. Além dos pinos da fonte de alimentação (VCC e GND) eles exigem um pino de sinal que é usado para dizer ao servo em qual ângulo girar ou qual o grau de rotação que ele deve fazer. Servo motores geralmente têm um torque muito alto e são usados em robótica e em várias outras aplicações principalmente devido à facilidade com que sua rotação pode ser controlada.

O Servo tem um requisito de corrente alta, portanto, ao usar mais de um servo motor com o Arduino, é importante conectar suas conexões de energia a uma fonte de alimentação externa, pois o Arduino pode não ser capaz de fornecer a corrente necessária para servo. Já que estaremos usando apenas um servo neste tutorial, tudo bem em ligá-lo com um Arduino.

Para este tutorial, usaremos o popular e barato servo motor SG90 e nosso objetivo será girar o servo motor de uma extremidade à outra.

Conecte o servo ao Arduino como mostrado no esquema abaixo:

É importante notar que o pino de sinal para o servo motor precisa ser conectado a um pino PWM no Arduino, já que os ângulos do servo são controlados pelo envio de sinais PWM para o servomotor através do fio de sinal.

Código

O código para este projeto, assim como o esquema, é bastante fácil. É fortemente dependente da biblioteca servo.h que vem pré-instalada com a IDE do Arduino. O objetivo implementado pelo código é simples, girar o servomotor usando diferentes ângulos para demonstrar sua capacidade.

Para fazer uma explicação do código, como de costume, a primeira coisa que fazemos é incluir a biblioteca que usaremos, por exemplo, a biblioteca servo.h.