Menu

Projetos

Blog

Tutoriais

Motor DC

Este guia foi desenvolvido para fornecer informações detalhadas sobre todas as coisas relacionadas a motores DC, incluindo como esses mecanismos funcionam, os vários tipos de motores disponíveis e as inúmeras aplicações desses componentes.

O que é um Motor DC?

Um motor de corrente contínua (DC) é um tipo de dispositivo que converte energia elétrica em energia mecânica. Os motores DC recebem energia elétrica por meio de corrente contínua e convertem essa energia em rotação mecânica.
Os motores DC utilizam campos magnéticos que ocorrem a partir das correntes elétricas geradas, que alimentam o movimento de um rotor fixado dentro do eixo de saída. O torque de saída e a velocidade dependem tanto da entrada elétrica quanto do projeto do motor.


Como funcionam os motores DC?

 

O termo "motor DC" é usado para se referir a qualquer máquina elétrica rotativa que converte energia elétrica de corrente contínua em energia mecânica.
Os motores DC podem variar em tamanho e potência, desde pequenos motores de brinquedos e eletrodomésticos até grandes mecanismos que acionam veículos,
puxam elevadores e guinchos e acionam laminadores de aço. Mas como funcionam os motores DC?
Os motores DC incluem dois componentes principais: um estator e uma armadura. O estator é a parte estacionária de um motor, enquanto a armadura gira.
Em um motor DC, o estator fornece um campo magnético rotativo que impulsiona a armadura a girar.
Um motor DC simples usa um conjunto estacionário de ímãs no estator e uma bobina de fio com uma corrente passando por ela para gerar um campo eletromagnético
alinhado com o centro da bobina. Um ou mais enrolamentos de fio isolado são enrolados ao redor do núcleo do motor para concentrar o campo magnético.
Os enrolamentos de fio isolado são conectados a um comutador (uma chave elétrica rotativa), que aplica uma corrente elétrica aos enrolamentos.
O comutador permite que cada bobina da armadura seja energizada por sua vez, criando uma força rotativa constante (conhecida como torque).
Quando as bobinas são ligadas e desligadas em sequência, é criado um campo magnético rotativo que interage com os diferentes campos dos ímãs estacionários
no estator para criar torque, o que faz com que ele gire. Esses princípios operacionais fundamentais dos motores DC permitem
que eles convertam a energia elétrica da corrente contínua em energia mecânica através do movimento rotativo, que pode ser usado para a propulsão de objetos.